Novembro Azul: Câncer de mama em homens
- mastocollab
- 21 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

A Campanha do Novembro Azul traz como pauta a conscientização da saúde masculina e desmistificação de exames de diagnóstico precoce de câncer de próstata. No entanto, aproveitamos a data para alertar sobre a prevenção do câncer de mama em homens.
Considerado incomum neste público, os casos da doença representam de 0,5 a 1% de todos os achados de câncer de mama e representam cerca de 0,5% de todos os cânceres no sexo masculino.
No entanto, é preciso estar atento, pois muitas pessoas não sabem que os homens têm tecido mamário e podem desenvolver o câncer de mama e assim aumentar as chances de diagnóstico tardio.
Fatores de risco
Entre os fatores de risco que podem contribuir para o câncer de mama em homens estão a idade (acima de 60 anos), histórico familiar com muitos casos de câncer de mama na família, síndromes hereditárias (sendo alterações no gene BRCA2 mais comuns) , alterações hormonais, obesidade, doenças da tireoide ou Síndrome de Klinefelter e alterações testiculares.
Principais sintomas
Os sintomas do câncer de mama em homens são similares aos da mulher, podendo apresentar um nódulo na mama, alterações cutâneas, retração de mamilo, úlcera na pele e/ou linfonodos aumentados na axila, retração do mamilo e secreção pelo mamilo.
Porém, devido à raridade da doença nesta população, não existe indicação para realização de mamografia como rastreio populacional.
Tratamento do câncer de mama em homens
O tratamento do tumor de mama masculino é similar ao feminino, mas devido ao volume mamário menor, a cirurgia envolve a retirada de toda a mama com a aréola e o mamilo (mastectomia total), com a cirurgia axilar (retirada de um gânglio – linfonodo sentinela – ou de vários gânglios da axila) no mesmo tempo cirúrgico.
A partir da fase do diagnóstico, estadiamento e perfil do paciente, outros tratamentos podem ser indicados como quimioterapia, radioterapia ou bloqueio dos hormônios, dependendo do tamanho do tumor e de suas características biológicas.
Vale ressaltar que apesar do câncer de mama em homens apresentar baixa incidência, a possibilidade da doença serve como alerta para que eles não abram mão de um acompanhamento regular de saúde.
Comments