Neste mês, aproveitamos a Campanha Agosto Dourado para trazer como pauta a importância da conscientização, valorização e incentivo da amamentação. São inúmeros os estudos que comprovam os benefícios do leite materno para o bebê, sendo considerado o melhor e mais completo alimento durante os primeiros meses de vida.
Para as mães, além dos benefícios conhecidos na recuperação no pós-parto, como perda de peso e menor risco de doenças cardiovasculares, a amamentação pode ajudar a prevenir o câncer de mama. A cada 12 meses de aleitamento, há uma redução de até 6%, sobre o risco de desenvolver a doença por toda a vida, segundo dados do Ministério da Saúde.
Os principais fatores relacionados à proteção contra o câncer estão:
o amadurecimento das glândulas mamárias;
a menor exposição à ação do estrogênio durante o período de amamentação, hormônio feminino que possui relação com o câncer de mama;
à passagem de leite materno pelos ductos lactíferos, que indiretamente podem eliminar possíveis células que sofreram algum tipo de mutação;
a troca de células mamárias que ocorre ao final do período de aleitamento materno, podendo substituir modelos com alterações genéticas e com potenciais para desenvolverem a doença no futuro.
Vale lembrar que os benefícios da amamentação na prevenção do câncer de mama possuem relação direta com o tempo. Assim, quanto mais precoce e maior duração do tempo do aleitamento materno, maior será a proteção contra a doença.
Desta forma, não só durante o Agosto Dourado, como em todas as fases do ano é imprescindível defender a incentivar a amamentação, além de criar medidas que protejam e favoreçam as mulheres a amamentarem durante o tempo necessário.
É importante que a mulher saiba sobre os benefícios do aleitamento materno para o binômio mãe-bebê e mantenha regularmente sua rotina médica para avaliar os exames preventivos.
Comments